Textos
Análises e debates sobre políticas e práticas de alfabetização e letramento assumem expressiva relevância na dinâmica educacional pois constituem-se base estruturante dos processos formativos do sujeito cognoscente. Os textos presentes neste dossiê colocam em relevo distintas dimensões da alfabetização para uma educação construtiva; relatos de experiências de práticas educativas que ajudam as pessoas a desenvolverem a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias; a produção de gêneros textuais. Os textos apresentam ainda reflexões importantes sobre os intensos desafios enfrentados por professoras alfabetizadoras no contexto de distanciamento social e ensino remoto, em razão da Pandemia da COVID-19. Oriundos de distintos estados da federação, os textos enfocam múltiplas realidades e possibilitam a visibilidade de importantes temáticas: dinâmicas de letramento para crianças com necessidades educativas especiais; experiências de letramento racial; alfabetização na modalidade de Educação e Jovens e Adultos. Nesse sentido, o conjunto de textos aqui disponibilizado possibilita o fomento de debates e diálogos sobre a alfabetização mediante importantes conexões entre as políticas, teorizações e práticas docentes que se substantivam no cotidiano escolar. Desejamos a todos/as uma boa leitura!
REFLEXÕES EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
Andrialex William da SilvaPRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: O APRENDIZADO
Tereza Maria da Silva Lucas
Vanessa CanutoHISTÓRIAS PARA CRIANÇAS SURDAS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA PANDEMIA
Claudia Pimentel
Keissy Sibelly Morais Limite
e Adultos
LETRAMENTOS PARA LIBERDADE: EXPERIÊNCIAS DE ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL DE ADULTOS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
Mariangela Camba
Janaina Melques Fernandes
Cecilia Doracy Ulrich Regis
Ilma Cantuária Alves Melo
Júlia Solé Ubeda
Laila Vitória dos Passos A. Pereira
Maria Lúcia Gomes Barbosa
-
DISCURSO SOBRE O BRINCAR EM CONTEXTO DE PANDEMIA E AS CONSEQUÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Ana Caroline Del Bem Caldas
Soraya Maria Romano Pacífico -
ENTRE OS SONS DAS LETRAS E DOS PASSARINHOS: OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA COMUNIDADE DO QUEBRA-POTE EM SÃO LUÍS-MA
Layna Kariny Freire Azevedo
Isabela de Cássia Costa Vieira
Rosyane de Moraes
Martins Dutra
-
GRUPO ETNICOLETURAS: EXPERIENCIA DE LETRAMENTO RACIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
Victor Matheus Gonçalves de Figueiredo
-
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E AUTORIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM CONTEXTO DE PANDEMIA
Soraya Maria Romano Pacífico
Noilma Alves Martins -
ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES
Fernanda de Araújo Frambach
Patricia Corsino
OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA E AS IMPLICAÇÕES DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
Viviane Silva Ferreira
Milka Helena Carrilho Slavez
A COMPLEXIDADE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES
Adriana Cilene Alves de Oliveira
Jaqueline Pasuch-
MODOS DE ENSINAR, MODOS DE APRENDER: OS DESAFIOS DE ALFABETIZAR EM TEMPOS DE PANDEMIA
Selma Costa Pena
Douglas Almeida de Oliveira
Ana Karina Carneiro -
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: REALIDADES E DESAFIOS
Antonia Maria Cardoso e Silva OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES PARA ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA O CICLO ALFABETIZADOR
Suzanna Neves Ferreira
Kelly Aparecida Carrijo Santos
Gean Fábio Carrijo MachadoALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Jucimara Moreira Couto BastosPRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: DILEMAS E DESAFIOS
Sonia Maria de Oliveira
Suzelei Fátima Ramos RodriguesDO ISOLAMENTO SOCIAL AO DISTANCIAMENTO DA APRENDIZAGEM: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O ENSINO REMOTO COMPULSÓRIO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA À LUZ DE PAULO FREIRE
NaiellyChristhiny Paz Rodrigues
Carla Magna Moura da Silva Santos
Magda Lopes de Freitas Lima
Carlos RinaldiLETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Mariuza Aparecida Camillo Guimarães
Nathally Camillo Guimarães e SilvaALFABETIZAÇÃO & DIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS DE ENCANTAMENTO PARA LEITURAS DE MUNDOS
Daniely Meireles do Rosário
Andrea Cristina Cunha MatosAS (IM)POSSIBILIDADES DA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA
Mayranda Carvalho Miranda
Benedito de Jesus Pinheiro FerreiraALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Maria Aparecida Fernandes Leite
-
SUBJETIVIDADE DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A EXPERIÊNCIA COM A ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA INTEGRAL
Warlen Fernandes Soares A META DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NA BAHIA: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS CONSIDERANDO OS TEMPOS DE PANDEMIA
Alessandra Santos Assis
Luzinete Barbosa Lyrio
João Danilo Batista Oliveira/A SINGULARIDADE DE UM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Fabiana GiovaniDESAFIOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA EM UMA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO INTERIOR PAULISTA
Aline Gasparini Zacharias-Carolino
Tatiana Andrade Fernandes de LuccaDIÁRIO DE UMA PROFESSORA-AFABETIZADORA: PANDÊMIA
Cátia Marinello
Sônia Regina da Luz MatosALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PENSADO E O VIVIDO EM TEMPOS DE PANDEMIA – CAMPO GRANDE/MS (2020-2021)
Maria Angélica Cardoso
Fabiana Gheysa do Nascimento Sanches
Viviane Gregorio Barbosa de Campos