Projetos Especiais


Apresentação do site “entrimagens"


Profª Drº Marcia Aparecida Gobbi
FE-USP (Departamento de Metodologia
do Ensino e Educação Comparada – EDM)


Imagens produzidas por crianças podem dar acesso a que tipo de conhecimento? O que ocorre quando entramos em contato com desenhos e fotografias elaboradas por crianças? Que contribuições podem trazer? Vagueamos habitualmente por elas? Quais as possíveis compreensões resultantes desse vaguear? O que aprendemos com as crianças quando os assuntos são cidade e educação, produção de imagens e participação e vivências em movimentos sociais de luta por terra e teto?
Essas, entre outras questões, orientaram a elaboração e submissão do projeto de extensão “No site, no livreto, no lambe-lambe: relações entre escolas e crianças moradoras de ocupações” ao 5º Edital USP/FUSP/Santander - 2019 de fomento às iniciativas de Cultura e Extensão da USP, pelo qual sou responsável junto a estudantes de graduação e pós-graduação sob minha orientação. A proposta inicial sofreu alterações devido a pandemia de Covid-19. Não sendo possível realizar pesquisas de campo optou-se por manter a temática, ampliar o projeto, apresentar investigações feitas anteriormente ao longo de uma década e incluir algumas incursões no campo em curtos momentos de flexibilização em 2020.

Desse rol de informações resultou o site entrimagens que tem como principal objetivo divulgar e fomentar novas pesquisas em assuntos que relacionam o amplo temacidade e crianças, desde bebês, a outros, como escola, movimentos sociais, mulheres em luta por moradia e por terra e a produção de outras imagens oriundas das relações mantidas nestes espaços e manifestações políticas das quais as crianças não foram apartadas. Sua finalidade é tornar públicos alguns atos empreendidos por meninas e menino sem diferentes tempos e contextos e com isso promover problematizações e aprofundamento em pesquisas sobre a presença e a agência das crianças, suas vozes e a escuta necessária na construção de relações democráticas, em que ninguém seja segregado devido a raça, etnia, sexo, gênero, classe social e que seja possível, com as crianças e seus pontos de vista, caminhar para a construção de sociedades justas para todes.

A cada aba aberta no site entrimagens encontramos práticas diversas. Destaco algumas delas: em movimentos em que são apresentados os podcasts de mesmo nome e coletivos em movimentos produzidos ao longo da pandemia em 2020. Nela encontram-se também pesquisas cujas imagens foram elaboradas pelas crianças. Entre elas temos adoro as terças porque vocês vêm aqui trazendo observações de ocupação de uma praça pública no bairro do Itaim Paulista, extremo da zona leste; Participação política e crianças do extremo sul de São Paulo numa organização infantil orientadora de produção de cartazes sobre possível despejo, em 2018; as vistas da Consolação e arredores a partir de escola pública em São Paulo, provocam deambulações e na frequência da lentidão e da curiosidade: o caminhar, em que crianças nos mostram fissuras no extremo sul de São Paulo onde encontramos uma cidade ainda pouco conhecida e que explicita, de modo concomitante, afetos e desigualdades sociais que acompanham secular e estruturalmente nossa história. A aba todes na foto é composta por fotografias feitas por crianças moradoras do assentamento Dom Tomaz Balduíno, na grande São Paulo. O cotidiano de vida em luta pela terra e sua delicada manutenção diária encontram-se nas cores, formas, assuntos tratados. Em Ocupa Criança temos desenhos criados pelas crianças moradoras das ocupações Mauá, Ipiranga e Prestes Maia, onde, além dos desenhos, encontramos fotografias produzidas em diferentes situações em espaços públicos dos arredores da rua Mauá, região central da cidade. Em cada aba e sub aba há textos informativos sobre cada projeto desenvolvido possibilitando maior aprofundamento e pistas para continuar a pesquisa, além do site.

O entrimagens tem ainda um caráter interativo. Espera-se o recebimento de outros desenhos elaborados por crianças, possibilitando a construção de um acervo destas expressivas manifestações infantis. A provocação à troca, ao diálogo, ao conhecimento entre crianças, profissionais da educação e pesquisadoras/es de diferentes regiões do país e outros lugares pelo mundo afora, já que o site é bilíngue – português/inglês –, é o cerne de nosso site. Deixo o convite para que consultem, visitem e contribuam com o envio de teses, dissertações e desenhos. Que possamos aprender com as crianças e vaguear por linhas, cores, formas, assuntos produzidos por elas e pesquisadoras/es.


top