Vídeos

Homenageamos Paulo Freire a partir de pesquisadores(as) que de alguma maneira têm Freire como referência em suas experiências profissional e pessoal. A professora Maria Eliete Santiago relata sua experiência com Freire desde sua formação na graduação, evidenciando a importância de Paulo Freire em sua formação humana. Professor Adilson de Angelo analisa a importância da obra de Paulo Freire na discussão das Crianças, Infâncias e a Educação Infantil, numa perspectiva da Pedagogia da Infância. Esclarece que a criança necessita ser reconhecida como sujeito da sua própria experiência na relação com o mundo e com os processos educativos. O professor Alberto Damasceno apresenta sua trajetória de formação profissional em sua experiência com Paulo Freire, destacando que o pensamento de Freire se confunde com a história recente do Brasil republicano, rememorando sobretudo, a volta do mestre ao país depois do exílio e suas vivências ao lado de Freire. A professora Lisete Regina Gomes Arelaro conviveu com Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e no vídeo compartilha conosco a sua trajetória política ao lado do mestre. Confirma em seu depoimento a experiência do trabalho de introdução da gestão democrática e da política de permanência na escola.





Maria Eliete Santiago Professora Titular do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)












VÍDEO 01












SINOPSE DO VÍDEO 1


A professora Maria Eliete Santiago é pesquisadora da Linha de Pesquisa em Formação e Professores e Prática Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, pesquisadora da "Rede Freireana de Pesquisadores" e coordenadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Prática Pedagógica, atuando principalmente com os temas: Pedagogia Paulo Freire, formação de professores, currículo, prática pedagógica, profissionalização docente e questões étnico-raciais.

No vídeo, a professora compartilha sua convivência e experiência com Paulo Freire a partir de seu encontro com ideias e práticas na relação entre docente e discente, em um processo de produção do conhecimento. Essa relação também frutificou para uma amizade estabelecida entre os dois, por meio da indissociação da significância intelectual e afetiva. Revive a imagem de Freire como um homem com enorme gosto pela vida, amorosidade infinita, singularidade para ouvir e solidariedade inenarrável.






Adilson de Angelo Professor Adjunto do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)







VÍDEO 02










SINOPSE DO VÍDEO 2


O professor tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Educação e Interculturalidade e Educação Popular e Formação Docente. Na Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC) integra o COLETIVO CIRANDA - Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas. Coordena o Programa de Extensão "Girândola de saberes e práticas: infância, cidadania e formação docente". Coordena o Laboratório de Educação e Infância - LABOREI. No vídeo, compartilha conosco as ideias apresentadas por Paulo Freire na perspectiva da Pedagogia da Infância, pensando os processos educativos da criança sendo reconhecida como sujeito da sua própria experiência na relação com o mundo.






Alberto Damasceno Professor Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA)







VÍDEO 03














SINOPSE DO VÍDEO 3



O professor Alberto Damasceno é docente do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). Desenvolve estudos na área da História da Educação, Política Educacional, Gestão e Planejamento Educacional. Membro titular do Conselho Municipal de Educação de Belém.
No vídeo, o professor apresenta considerações a respeito da vida e do pensamento de Paulo Freire que se confundem com a história recente do Brasil republicano, rememorando sobretudo, a volta do mestre ao país depois do exílio e suas vivências ao lado de Freire.






Lisete Regina Gomes Arelaro, Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da USP





VÍDEO 04














SINOPSE DO VÍDEO 4



Professora Lisete Regina Gomes Arelaro é Pedagoga e Doutora em Educação. Foi professora e diretora de escola no ensino fundamental e médio. Fez parte da equipe do professor Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989/1992) e foi Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em Diadema/SP (1993/1996) e 2001/2002), Diretora da Faculdade de Educação da USP (2010/2014), Presidente do Fórum Nacional de Faculdades e Centros de Educação Públicos (FORUMDIR - 2012/2014) e presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA - 2015/2017). Atualmente é Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da USP, e pesquisadora na área de Política Educacional, Planejamento e Avaliação Educacional, Financiamento da Educação Básica e Educação Popular. A professora Lisete conviveu com Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e no vídeo compartilha conosco a sua trajetória política ao lado do mestre. Confirma em seu depoimento a experiência do trabalho de introdução da gestão democrática e da política de permanência na escola, lembrando a capacidade de Paulo Freire, diante dessas questões, conduzir com humildade e delicadeza, apesar dos ataques ao governo de Luiza Erundina na Prefeitura de São Paulo e à gestão dele na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.





top