Chamada

Volta para o Início.

Chamada para publicação da Revista Educação Básica em Foco nº 2, V.2, 2021

Chamada para envio de materiais em múltiplas linguagens (textos; relatos de experiências; podcasts; vídeos; entrevistas; ilustrações)

TEMA DO DOSSIÊ: "Inclusão e Diversidade"

O Brasil é um país diverso e historicamente desigual em termos de garantia de direitos, inclusive no que se refere à educação. Se a obrigatoriedade de oferta de vagas pelo Estado, no âmbito da educação básica, e de matrícula pelos responsáveis, para todos(as) brasileiros(as) dos 4 aos 17 anos, estão asseguradas na lei maior do país, sua efetivação nem sempre ocorre, seja pela ausência de condições de acesso das crianças, adolescentes e suas famílias, de oferta de vagas em número suficiente pelo poder público, ou por uma inclusão muitas vezes precária e instável. Visando superar as desigualdades educacionais, as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) propõem a incorporação de princípios como “o respeito aos direitos humanos, à sustentabilidade socioambiental, à valorização da diversidade e da inclusão e à valorização dos profissionais que atuam na educação de milhares de pessoas todos os dias”. No âmago da educação inclusiva está a garantia ao direito à educação de qualidade para todos(as). Entre os seus propósitos, estão o atendimento às necessidades de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e jovens com deficiência, na rede regular de ensino, e a valorização da diversidade e das peculiaridades de cada educando(a), em relação à origem social, à origem étnico-racial, à religião, à identidade de gênero, à idade, ao desempenho escolar etc., garantindo, assim, o acesso, a permanência e a participação de todos(as) na escola. A valorização da diversidade na escola potencializa descobertas, desafia a criatividade, traz alegria e acolhimento a diferentes experiências e formas de relação com conhecimentos e construção de saberes, beleza comparada a diversidade produzida por um caleidoscópio de cristais coloridos e tamanhos diversos. Cheia de desafios, mas comprometida com os processos de ensino-aprendizagem dos(as) educandos(as), a escola inclusiva constrói conjunta e cotidianamente as condições de participação de todos(as).

Visando proporcionar espaço para o relato de experiências e desafios cotidianos relacionados à educação inclusiva e à diversidade, a Revista Educação Básica em Foco convida professores(as), coordenadores(as), gestores(as), famílias, estudantes e demais pesquisadores(as) da educação básica a apresentarem as suas experiências, reflexões e considerações a respeito da inclusão e da diversidade na escola, em forma de vídeos, áudios, textos, imagens, podcast, para o segundo número de 2021, cujo título do dossiê é “Inclusão e Diversidade na Educação Básica”. O prazo máximo para envio dos materiais é 21/06/2021. Contamos com a preciosa colaboração de vocês!




Confiram as normas de submissões no portal da Revista Educação Básica em Foco:
https://educacaobasicaemfoco.net.br/submissao.html



Comissão Editorial



top

contador
sf-menu').sooperfish(); $('.top').click(function() {$('html, body').animate({scrollTop:0}, 'fast'); return false;}); }); tml>