Chamada

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Chamada para publicação da Revista Educação Básica em Foco v.3, nº 2, 2022.


Chamada para envio de materiais em múltiplas linguagens (textos; relatos de experiências; podcasts; vídeos; entrevistas; ilustrações)

TEMA DO DOSSIÊ: 

 "Valorização dos profissionais da educação: novas tensões e desafios"


Nas primeiras décadas do século XXI, vimos intensificar a luta em defesa da valorização dos profissionais da educação, colocando em pauta a compreensão de que a valorização é um conceito amplo e multifacetado, que envolve diferentes dimensões como as condições de trabalho, a formação inicial e contínua de professores e profissionais da educação, planos de carreira e remuneração, dentre outras, para o exercício complexo das funções do magistério.

No atual contexto político do país, temos sido surpreendidos cotidianamente por bravatas e propostas de políticas obscurantistas para a educação brasileira, gerando intensos debates e combates da sociedade civil organizada e de especialistas da área aos retrocessos que se apresentam para formação de professores e valorização dos profissionais da educação básica.

A orientação das políticas atuais materializa um cenário avesso ao da educação inclusiva, plural, diversa, pública, laica, gratuita, democrática, em respeito às diferenças, e de qualidade social para todos e todas, incluindo a valorização dos profissionais da educação.

Os tempos têm sido ainda mais difíceis, especialmente depois da pandemia do Coronavírus Covid-19 que se instalou no Brasil, em março de 2020, momento em que as escolas foram fechadas e inúmeros desafios ocuparam o cotidiano da comunidade escolar para garantir às crianças e jovens o direito à educação de qualidade. Nesse contexto, a valorização dos profissionais da educação tem sido objeto de vários olhares, proposições e lutas políticas, permeada por concepções distintas, bem como sobre quem são os profissionais da educação.

Nessa perspectiva, a Revista Educação Básica em Foco publicará em seu próximo volume um dossiê especial sobre a valorização dos profissionais da educação, com o objetivo de propiciar um espaço de discussão, relato de experiências, reflexão e considerações relacionadas e abrangendo elementos indissociáveis e integrados dessa valorização, como  remuneração, carreira, jornada de trabalho, condições de trabalho, formação inicial e continuada. Esperamos contar com a contribuição de educadores(as), professores(as), coordenadores(as), gestores(as), famílias, estudantes, sindicatos, entidades e pesquisadores(as) da educação básica, em formatos diversos, como vídeos, áudios, textos, imagens, podcast. Convidamos todos e todas a socializar suas experiências e resultados de estudos e pesquisas sobre a valorização dos profissionais da educação. O prazo máximo para envio dos materiais é 22/06/2022.

Contamos com a preciosa colaboração de vocês!

 


Confiram as normas de submissões no portal da Revista Educação Básica em Foco:
https://educacaobasicaemfoco.net.br/submissao.html



Comissão Editorial



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