Áudios

Financiamento da Educação Básica
e os desafios em tempos de Pandemia


Compartilhamos áudios de profissionais da Educação Básica de diferentes estados brasileiros, relatando suas experiências sobre práticas docentes, e de pesquisadores∕as, problematizando os desafios educacionais relativos ao financiamento da Educação Básica e ao distanciamento social vivido no país em virtude da pandemia.


VEJAMOS OS RELATOS









Áudio 01




Joseli Aparecida. Professora da Educação Básica (PR). Compartilha alguns resultados de sua pesquisa de mestrado intitulada “Contribuição Voluntária na nas escolas de Irati/PR: entre o compromisso dos pais e a desresponsabilização do poder público”.





Áudio 02




Plínio Pereira de Sousa. Professor da Educação Básica (SP). Apresenta perspectivas para a possibilidade de retorno das atividades escolares no contexto escolar onde trabalha.



Áudio 03




Marlúcia Lima de Sousa Meneses. Professora da Educação Básica (MA) com mais de 30 anos de profissão, sendo 15 anos trabalhando com a Educação Física. Relata sobre sua experiência no Maranhão, as dificuldades para realizar o trabalho com a ausência de quadras nas escolas, espaços apropriados para desenvolver as atividades, além da ausência de materiais esportivos. Marlúcia conta como o financiamento da educação é importante para o pleno desenvolvimento do ensino-aprendizagem sob o ponto de vista da Educação Física.



Áudio 04




Professora da rede pública municipal de São Paulo. Apresenta considerações sobre o financiamento das escolas no âmbito da pandemia.



Áudio 05



Secretária de Educação do Município de Joaçaba (SC) Ana Beatriz Brancher e duas gestoras da equipe da Secretaria Sherlon Cristina de Bastiani e Rose Maria Makowsh falam da importância do novo Fundeb permanente e do avanço dessa conquista, especialmente para uma perspectiva de construção de um Sistema Nacional de Educação. Explicam a importância do Fundeb, pois os recursos financiam os diferentes níveis de ensino, nos estados e municípios, e também, para o pagamento dos salários dos profissionais da educação e a formação de professores.



Ana Beatriz Brancher.





Sherlon Cristina de Bastiani e Rose Maria Makowsh.



top