Textos
Os textos presentes neste dossiê colocam em relevo distintas experiências e aprendizagens a partir das obras de Paulo Freire. Há, em cada experiência apresentada, uma faceta de Paulo Freire, não reduzida à hierarquização dos saberes. É possivel ver sua obra em interfaces e em diferentes perspectivas, como por exemplo, com a Educação Infantil e a força das infâncias, o afeto e a generosidade em tempos de pandemia da Covid-19, a organização da escola em tempo integral, as reflexões sobre as práticas pedagógicas, o envolvimento das escolas como espaço político. Paulo Freire é presença nos contextos escolares. As professoras e professores desenvolvem práticas tendo como referência Paulo Freire! Diálogo e compromisso ético, dar voz àqueles que nunca a tem, sempre foram defesas incontestáveis de Freire. Os textos a seguir apresentam essas defesas. Apresentam reflexões importantes aos desafios e lutas no interior das escolas. Desejamos a todos/as uma boa leitura!.
A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE PARA O FORTALECIMENTO DO COTIDIANO PEDAGÓGICO NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria Vania Messias
Thais Elena Lotumolo
MANIFESTO POR UMA ESCOLA DA INFÂNCIA POPULAR
Elenice de Brito Teixeira Silva
Eugênia da Silva Pereira
-
PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO INFANTIL: (OUTRAS) REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS
Caroline Gonçalves Chaves
O CLUBE DO LIVRO VIRGÍNIA MENDES: UMA EXPERIÊNCIA DE INCENTIVO À LEITURA EM MEIO A PANDEMIA DE COVID 19 EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA REDE DE CAMPINAS.
Abel Furlan Garcia
Suellen Barducci GarofoloO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MEIO A PANDEMIA DA COVID 19: UMA ANÁLISE DO PROJETO “EU APRENDO EM CASA”, A PARTIR DO PENSAMENTO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE
Ana Luiza Amorim Nascimento-
PERSPECTIVA FREIREANA E GESTÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O RETORNO ÀS AULAS EM MEIO À COVID 19
Edcleide da Silva Pereira Novais
Daelcio Ferreira Campos Mendonça
O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO INTEGRAL: POSSÍVEIS RELAÇÕES DE (RE) HUMANIZAÇÃO
Alessandra Fontes IglesiasRELATO DE EXPERIÊNCIA EM EXTENSÃO COM GESTORES ESCOLARES DISCUTINDO PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO INTEGRAL
Telma Guerreiro Barroso
Wilson Barroso
CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO BANCÁRIA E EDUCAÇÃO PROGRESSISTA COMO LIBERTADORA A PARTIR DE PAULO FREIRE
Jackson Luís Santos de Vargas
José Luís Ferraro
A INVESTIGAÇÃO COMO METODOLOGIA DE ENSINO UM CAMINHO PARA A EMANCIPAÇÃO DO ALUNO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ilma Farias de Souza
Mariângela CambaA EDUCAÇÃO MAKER E O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE
Greice Kely Santos Silva“MÃOS EM CENA” LEEM O MUNDO E TRANSFORMAM VIDAS…
Cristina Almeida da Silva
Mariângela CambaMEDIAÇÃO E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: A ABORDAGEM NA SOLUÇÃO DOS CONFLITOS ESCOLARES
Natália Barbosa Lima Lacerda
Brenno Luiz Gomes de OliveiraO MOVIMENTO DE EMAÚS E A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR REFERENCIADO EM PAULO FREIRE
Georgina Negrão Kalife CordeiroPAULO FREIRE: UM OLHAR SENSÍVEL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Solange dos Santos Melo
Thais Faustino Bezerra
Waleska Karoliny Farias de Lima
-
ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR NA PANDEMIA
Selma Mendonça Bezerra
Maquézia Emília de Morais
Luzitana Saraiva de oliveira Almeida
Maria Edgleuma de Andrade O IDEÁRIO FREIREANO COMO REFERÊNCIA PARA A POLÍTICA FORMATIVA DE JUIZ DE FORA NA ATUAL GESTÃO DO MUNICÍPIO
Secretaria de Educação de Juiz de ForaPAULO FREIRE E O TEMA DA SEXUALIDADE NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (1989 - 1992)
Cileda dos S. Sant’Anna Perrella