Vídeos


A EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO!


Este número da Revista apresenta um dossiê que traz contribuições especiais para refletirmos sobre as recentes alterações sofridas nas diretrizes de formação de professores. Nesta seção, especialmente voltada à Educação Infantil, apresentamos o trabalho desenvolvido pelo Grupo Tecendo Infâncias da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT (Campus de Sinop/MT). O trabalho é uma excelente oportunidade para conhecermos as demandas relativas ao exercício da docência, em tempos pandêmicos, que exigem do(a) professor(a) o uso de novas linguagens tecnológicas e para muitos isso ainda é novo e desafiador, não imaginado anteriormente. Na sequência, apresentamos os trabalhos de duas professoras. Suzelei Fátima Ramos Rodrigues protagoniza um vídeo em que apresenta para as crianças, de forma lúdica, os numerais e Maria Aparecida Fernandes Leite ensina como fazer, passo a passo, um brinquedo com garrafa PET. Ambos os vídeos apresentam propostas de atividades que oferecem às crianças, ainda que remotamente, a garantia de seus direitos à aprendizagem. A proposta deste número é continuar a realçar o trabalho docente na educação básica e os desafios enfrentados por professoras e professores para o seu fazer cotidiano em uma perspectiva de formação humana. A Revista Educação Básica em Foco convida todos e todas a apreciar essas ricas performances!



VÍDEO 01








Tecendo Infâncias: Reflexões Teórico-Práticas na Educação Infantil de Sinop - MT



O vídeo apresenta resultados de um projeto de extensão que teve por objetivo discutir as demandas relativas ao exercício da docência, estudar e discutir temáticas sobre a infância e a prática pedagógica com crianças, em especial, nos tempos de pandemia e de ensino remoto. Desenvolvidas através de mídias sociais, as ações foram uma oportunidade para os(as) professores(as) da Educação Infantil e os acadêmicos de pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT (Campus de Sinop/MT) usufruírem de um tempo qualitativo para trocar e ampliar saberes e referenciais teóricos práticos que subsidiam os profissionais na compreensão do desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos, bem como de uma prática pedagógica que estimule o protagonismo das crianças em seus processos de aprendizagens. Com isso, é possível observar e refletir sobre os desafios enfrentados pelos(as) profissionais de Educação Infantil com o uso das tecnologias e no ensino remoto, bem como a ausência de políticas públicas de formação e acompanhamento dos(as) profissionais na superação dos desafios da organização do ensino remoto e do distanciamento provocado pela pandemia da Covid-19. Os momentos de trocas de experiências entre os(as) professores(as) da Educação Infantil e os(as) pesquisadores(as) do Grupo Tecendo Infâncias, contribuíram de modo significativo para a organização das atividades cotidianas, atingindo um número de participantes pelas mídias digitais.



VÍDEO 02








Suzelei Fátima Ramos Rodrigues, Números e Quantidades: “Cantando e Contando os Números a Nossa Volta”



O vídeo da Profa Suzelei mostra que na EMEI Madre Maria Estevão o trabalho ocorre de forma integrada, motivando o planejamento coletivo e a troca de experiências entre as professoras, especialmente entre as turmas da mesma faixa etária. Durante o segundo bimestre de 2021, foram desenvolvidas atividades sobre os números e quantidades, explorando os cinco campos de experiências contemplados na BNCC. As atividades propostas foram planejadas cuidadosamente, visando a garantia dos direitos de aprendizagem tanto das crianças, que retornaram para as aulas presenciais, quanto àquelas cujas famílias optaram pela permanência no ensino remoto. Contemplar essas duas realidades inerentes ao ensino híbrido é um desafio para os(as) professores(as), especialmente na etapa Educação Infantil, considerando a distância e as limitações impostas pela pandemia, como dificuldades de acesso e acompanhamento das famílias na realização das atividades. Contudo, o resultado dessa experiência foi gratificante, devido ao envolvimento e desenvolvimento das crianças, percebido com as devolutivas de cada atividade proposta.



VÍDEO 03






Maria Aparecida Fernandes Leite, EMEI Madre Maria Estêvão


A professora Maria Aparecida Fernandes Leite, da EMEI Madre Maria Estêvão, compartilha com a Revista um vídeo gravado por ela realizando atividade lúdica e interativa com suas crianças da educação infantil. No vídeo, as crianças são chamadas a produzir um brinquedo com garrafa PET, que além de proporcionar momentos de brincadeiras e diversão, ainda contribuem para a preservação do meio ambiente.



top
script>