Editorial


CONAPE: RESISTÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO



 

Em julho de 2022, acontecerá a segunda edição da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), criada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) como resposta à lamentável desarticulação do Fórum Nacional de Educação (FNE) e da Conferência Nacional de Educação (Conae) pelos governos que assumiram o comando do Estado após o golpe parlamentar de 2016.

A Conape se coloca, nesse sentido, como um marco fundamental da mobilização social em defesa da democracia, da Educação pública de qualidade para todas e todos e do Plano Nacional de Educação (PNE). Na Conferência, cujo tema é “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”, estarão reunidas diversas entidades, movimentos sociais e profissionais da educação na cidade de Natal/RN, para acompanhar e avaliar as deliberações populares já estabelecidas, bem como monitorar a implementação do PNE. Com isso, a realização da Conape oferecerá as bases para estruturar o próximo Plano Nacional de Educação.

A educação brasileira tem sofrido, desde o golpe parlamentar de 2016,  repressão severas, em diferentes dimensões, como no corte do orçamento pela EC 95 de 2016, a reforma do ensino médio, a introdução de um currículo mínimo, com a BNCC como uma política de padronização dos currículos da educação básica – alinhada à padronização da proposta pedagógica - e a BNC-Formação, que também padroniza os cursos de formação de professores da educação básica no Brasil. Tudo isso agravado por um contexto econômico e político neoconservador e aliado ao mercado empresarial, que afetam direitos, ferem princípios educacionais e desestruturam políticas públicas de educação instituídas com muita luta. O cenário é de crescente concentração de riquezas e intensas desigualdades sociais e educacionais, distanciando cada vez mais os ricos dos pobres/miseráveis, elevando a miséria da população brasileira.

É nesse contexto que se insere e se propõe a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape). Um movimento de organização e proposição dos movimentos sociais e profissionais da educação de pensar e fazer um projeto de educação, como política pública e como direito à educação de todos e todas.

Nessa perspectiva, a Revista Educação Básica em Foco publica o dossiê especial sobre as atividades preparatórias dos diversos estados brasileiros para a CONAPE 2022, com o objetivo de mostrar as experiências, reflexões e considerações relacionadas às conferências livres e temáticas e as etapas municipais e/ou intermunicipais, Estadual/Distrital e estimular a presença de todas e todos na Conferência, em Natal (RN), de 15 a 17 de julho.

A Revista Educação Básica em Foco agradece aos(às) colaboradores(as) e convida professores(as), coordenadores(as), gestores(as), famílias, estudantes e demais pesquisadores(as) da educação básica a visitarem o site da Revista e conhecer as mais recentes experiências, reflexões e considerações a respeito da mobilização da sociedade civil organizada em torno da preparação para CONAPE 2022, em forma de vídeos, textos, imagens presentes no primeiro número de 2022.


Boa leitura!



Saudações Anpaeanas.



top