Textos

         

Os textos presentes neste dossiê colocam em relevo distintas experiências e aprendizagens, desde a educação básica ao ensino superior, em relação às relações étnico-raciais, evidenciando uma luta histórica de diferentes grupos sociais, especialmente o movimento negro brasileiro, que reivindica uma educação antirracista, materializada em ações, projetos, propostas e políticas de ações afirmativas. Nesse contexto, identifica-se que, apesar de ainda nos deparamos com uma sociedade marcada pelo racismo estrutural, os textos dispostos nesta seção apontam a importância das pesquisas, práticas, vivências e experiências que ressaltam o tema das relações étnico-raciais, indicando possibilidades de concretização de políticas afirmativas e de enfrentamento do racismo e da desigualdade social, e favorecendo a diminuição das desigualdades sociais presentes principalmente na rotina da população negra e pobre.

Os textos também refletem as experiências docentes em reivindicar uma escola e um currículo que considerem e atentem às questões da invisibilização e naturalização das diferenças e da discriminação racial e chamam a atenção para a ação docente numa perspectiva da formação humana de sujeitos ativos, criativos e críticos. Oriundos de distintos estados e municípios da federação, os textos enfocam múltiplas realidades e dão visibilidade à temática. Com isso, fomentam o debate e o diálogo, fazendo importantes conexões entre as políticas, teorizações e práticas docentes efetivadas no contexto escolar. Desejamos a todos/as uma boa leitura!


DEBATES E EXPERIÊNCIAS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PRESENTES NA SOCIEDADE E NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA



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