VÍDEOS
Educação escolar em tempos de pandemia
Apresentamos neste número a reflexão qualificada de duas experientes professoras sobre a política e a administração da educação básica. Claudia Oliveira Pimenta, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e docente da rede pública estadual de São Paulo, analisa a recente regulamentação nos diferentes estados brasileiros no que diz respeito à forma de conduzir o processo educacional, nesse período de pandemia, além dos limites e possibilidades do ensino remoto e as mudanças no trabalho docente. A professora Maria Luiza Flores, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, analisa as especificidades da educação infantil e os impactos e tensões provocados pelas novas normativas emanadas pelos Conselhos de Educação sobre a finalidade dessa etapa de ensino, além das possibilidades de organização de atividades para as crianças no contexto da pandemia.
Educação escolar em tempos de pandemia: o que dizem documentos legais dos estados brasileiros
Cláudia Oliveira Pimenta
Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC)
Professora de História na Rede Estadual de Ensino de São Paulo
Sinopse do Vídeo
O vídeo trata da regulamentação nos diferentes estados brasileiros, sobre como conduzir o processo educacional nesse período de isolamento. Trata também do ensino remoto em vista das diferenças educacionais, regionais e sociais existentes no Brasil e o trabalho docente nesse período de pandemia
Referências das leituras sugeridas ao público
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192, acesso em 10 de maio de 2020.
CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Guia COVID-19: Educação e Proteção da Criança e do Adolescente – Comunidade escolar, família e responsáveis, e profissionais da educação e proteção da criança e do adolescente, 2020. Disponível em: https://campanha.org.br/acervo/guia-covid-19-volume-1-educacao-e-protecao-de-criancas-e-adolescentes-para-comunidade-escolar-familias-e-profissionais-da-protecao-da-crianca-e-do-adolescente/, acesso em 20 de abril de 2020.
CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Guia COVID-19: Educação e Proteção de Crianças e Adolescentes – Tomadores de decisão do Poder Público, em todas as esferas federativas, vol. 2, 2020. Disponível em: https://campanha.org.br/acervo/guia-covid-19-volume-2-acessivel-educacao-e-protecao-de-criancas-e-adolescentes-para-tomadores-de-decisao-do-poder-publico-em-todas-esferas-federativas/, acesso em 20 de abril de 2020.
Educação Infantil em tempos de pandemia da
Covid-19
Maria Luíza Flores
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Pesquisadora Políticas de acesso e qualidade da Educação Infantil.
Sinopse do Vídeo
O vídeo trata dos desafios das instituições de educação infantil, de seus profissionais, famílias e crianças neste contexto excepcional de distanciamento social, provocado pela Covid-19. Trata também do impacto e das tensões provocadas pelas novas normativas emanadas pelos Conselhos de Educação sobre a finalidade da educação infantil e as possibilidades de organização de atividades para as crianças neste contexto.
Links de instituições:
Movimento Interfóruns de Educação Infantil
http://www.mieib.org.br/
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
https://campanha.org.br/
Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda (EINARODA)
https://www.ufrgs.br/einaroda/
Links de documentos de interesse:
Boletim Informativo Nº 12 – Programa EINARODA
“Isolamento social: lugares possíveis para a instituição de educação infantil”
Disponível em:
https://www.ufrgs.br/einaroda/wp-content/uploads/2016/11/n%C2%BA12.pdf
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Res. CEB/CNE 05/09)
Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=3019
Medida Provisória 934/2020 - Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde.
Disponível em:
http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591
Parecer CNE/CP nº 5/2020, de 28 de abril de 2020 - Reorganização do Calendário Escolar e possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19 (aguardando homologação). Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192
Posicionamento público do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) relativo à proposta de Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre reorganização dos calendários escolares e atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da covid-19. Disponível em:
http://www.mieib.org.br/wp-content/uploads/2020/04/POSICIONAMENTO-MIEIB-PARA-O-CNE-FINAL-19.04.2020.pdf
Carta aos meninos e as meninas em tempos de Covid-19. Fórum Mineiro de Educação Infantil – FMEI, março de 2020. Disponível em:
http://www.mieib.org.br/wp-content/uploads/2020/04/FMEI_carta_final.pdf
Manifesto ANPEd | Educação a Distância na Educação Infantil, não!
http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/manifesto_anped_ead_educacao_infantil
_abril_2020.pdf