VÍDEOS



 

Educação escolar em tempos de pandemia

Apresentamos neste número a reflexão qualificada de duas experientes professoras sobre a política e a administração da educação básica. Claudia Oliveira Pimenta, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e docente da rede pública estadual de São Paulo, analisa a recente regulamentação nos diferentes estados brasileiros no que diz respeito à forma de conduzir o processo educacional, nesse período de pandemia, além dos limites e possibilidades do ensino remoto e as mudanças no trabalho docente. A professora Maria Luiza Flores, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, analisa as especificidades da educação infantil e os impactos e tensões provocados pelas novas normativas emanadas pelos Conselhos de Educação sobre a finalidade dessa etapa de ensino, além das possibilidades de organização de atividades para as crianças no contexto da pandemia.



Educação escolar em tempos de pandemia: o que dizem documentos legais dos estados brasileiros

Cláudia Oliveira Pimenta
Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC)
Professora de História na Rede Estadual de Ensino de São Paulo

Professora Cláudia Oliveira Pimenta
Profa. Cláudia Oliveira Pimenta.

 





Sinopse do Vídeo

O vídeo trata da regulamentação nos diferentes estados brasileiros, sobre como conduzir o processo educacional nesse período de isolamento. Trata também do ensino remoto em vista das diferenças educacionais, regionais e sociais existentes no Brasil e o trabalho docente nesse período de pandemia



Referências das leituras sugeridas ao público

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192, acesso em 10 de maio de 2020.

CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Guia COVID-19: Educação e Proteção da Criança e do Adolescente – Comunidade escolar, família e responsáveis, e profissionais da educação e proteção da criança e do adolescente, 2020. Disponível em: https://campanha.org.br/acervo/guia-covid-19-volume-1-educacao-e-protecao-de-criancas-e-adolescentes-para-comunidade-escolar-familias-e-profissionais-da-protecao-da-crianca-e-do-adolescente/, acesso em 20 de abril de 2020.

CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Guia COVID-19: Educação e Proteção de Crianças e Adolescentes – Tomadores de decisão do Poder Público, em todas as esferas federativas, vol. 2, 2020. Disponível em: https://campanha.org.br/acervo/guia-covid-19-volume-2-acessivel-educacao-e-protecao-de-criancas-e-adolescentes-para-tomadores-de-decisao-do-poder-publico-em-todas-esferas-federativas/, acesso em 20 de abril de 2020.



Educação Infantil em tempos de pandemia da
Covid-19

Maria Luíza Flores
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Pesquisadora Políticas de acesso e qualidade da Educação Infantil.

Clique na imagem e veja o vídeo
Profa. Maria Luíza Flores


Sinopse do Vídeo

O vídeo trata dos desafios das instituições de educação infantil, de seus profissionais, famílias e crianças neste contexto excepcional de distanciamento social, provocado pela Covid-19. Trata também do impacto e das tensões provocadas pelas novas normativas emanadas pelos Conselhos de Educação sobre a finalidade da educação infantil e as possibilidades de organização de atividades para as crianças neste contexto.

Links de instituições:
Movimento Interfóruns de Educação Infantil
http://www.mieib.org.br/
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
https://campanha.org.br/
Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda (EINARODA)
https://www.ufrgs.br/einaroda/

Links de documentos de interesse:

Boletim Informativo Nº 12 – Programa EINARODA
“Isolamento social: lugares possíveis para a instituição de educação infantil”
Disponível em:
https://www.ufrgs.br/einaroda/wp-content/uploads/2016/11/n%C2%BA12.pdf

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Res. CEB/CNE 05/09)
Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=3019

Medida Provisória 934/2020 - Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde.
Disponível em:
http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591

Parecer CNE/CP nº 5/2020, de 28 de abril de 2020 - Reorganização do Calendário Escolar e possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19 (aguardando homologação). Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192

Posicionamento público do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) relativo à proposta de Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre reorganização dos calendários escolares e atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da covid-19. Disponível em:
http://www.mieib.org.br/wp-content/uploads/2020/04/POSICIONAMENTO-MIEIB-PARA-O-CNE-FINAL-19.04.2020.pdf

Carta aos meninos e as meninas em tempos de Covid-19. Fórum Mineiro de Educação Infantil – FMEI, março de 2020. Disponível em:
http://www.mieib.org.br/wp-content/uploads/2020/04/FMEI_carta_final.pdf

Manifesto ANPEd | Educação a Distância na Educação Infantil, não!
http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/manifesto_anped_ead_educacao_infantil
_abril_2020.pdf




top
pt type="text/javascript"> $(document).ready(function() { $('ul.sf-menu').sooperfish(); $('.top').click(function() {$('html, body').animate({scrollTop:0}, 'fast'); return false;}); });