Textos
Os textos apresentam um conjunto de experiência dos estados brasileiros, alguns municípios e relatos de experiências dos profissionais da educação aos desafios impostos pela pandemia do coronavírus e a necessidade do cumprimento do distanciamento social. Cada região do país, redes de ensino e escolas tiveram orientações diversas para o atendimento as necessidades de ensino. A suspensão das aulas presenciais e a falta de perspectiva para a retomada do calendário escolar levaram as gestões públicas e instituições de ensino públicas e privadas a adotar de forma experimental atividades remotas por meio de plataformas virtuais. Essas realidades impõem importantes desafios, e para conhecer um pouco dessas realidades, do ponto de vista de diferentes profissionais da educação atuantes na educação básica e ensino superior, a Revista Educação Básica em Foco reservou este espaço especial.
Experiências dos Estados
PROPOSITIVAS DE UM PLANO DE CONTIGENCIAMENTO EM TEMPOS DE COVID-19: DA SECRETARIA ÀS ESCOLAS DE RIO LARGO - AL
Javan Sami Araújo dos Santos
Salatiel Braga Trajano JúniorNORMATIVAS NACIONAL E ESTADUAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA BAHIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID19
Gabriela Sousa Rêgo Pimentel
Simone Leal Souza Coité
Adriana dos Santos Marmori LimaEDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA: O CASO DF
Natalia Duarte
Adriana Almeida Sales de MeloPANORAMA GERAL DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS E PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Romilson Martins Siqueira
Marcilene Pelegrine GomesAÇÕES ADOTADAS PELAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE VITÓRIA DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19
Rosenery Pimentel do Nascimento
Itamar Mendes da SilvaISOLAMENTO SOCIAL E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19) NO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO
Marilda de Oliveira Costa
Nádia Cuiabano KunzeEDUCAÇÃO E PANDEMIA: AÇÕES NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Nadia Bigarella
Vilma Miranda de Brito
Carina Elisabeth MacielEDUCAÇÃO BÁSICA EM MINAS GERAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA E NA TRILHA DO PARTIDO “NOVO”
Maria Simone Ferraz Pereira
Marcelo Soares Pereira da SilvaEDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Daniela Patti do Amaral
Janaina Specht da Silva MenezessEDUCAÇÃO PÚBLICA PARAENSE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Neli da Costa Mesquita,
Terezinha Monteiro dos SantosREDE ESTADUAL DE ENSINO DA PARAÍBA: EDUCAÇÃO EM “REGIME ESPECIAL” EM TEMPOS DE COVID-19
Andréia Ferreira da Silva
Ângela Cristina Alves AlbinoA EDUCAÇÃO NO TOCANTINS NO CENÁRIO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: DESVELAMENTO DE DESIGUALDADES
Rosilene Lagares
Experiências Municipal
A EDUCAÇÃO ESTADUAL DE HUMAITÁ FRENTE A PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS
Elízia Peres Celestino
Priscilla de Jesus Leão Torres
Ana Cláudia da Silva Oliveira da CruzESTUDO REMOTO EMERGENCIAL EM MUNICÍPIO DO INTERIOR DA BAHIA: ALGUNS APONTAMENTOS
Gabriela Sousa Rêgo Pimentel
Jamine Barros Oliveira Araújo
Ronilda Rodrigues da Silva OliveiraPROPOSITIVAS DE UM PLANO DE CONTIGENCIAMENTO EM TEMPOS DE COVID-19: DA SECRETARIA ÀS ESCOLAS DE RIO LARGO
Javan Sami Araújo dos Santos
Salatiel Braga Trajano JúniorCARTA ABERTA À SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
Grupo Territorialidades – DRE Campo Limpo
Rede de Escolas Públicas e Pesquisadoras do NAI-FEUSP
Território Educativo das TravessiasDIRETOR E GESTOR OU SÍSIFO: SOBRE OS SENTIMENTOS EM MEIO À PANDEMIA
Simone Franco BrazilioEDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: INFELICIDADE DE MUITOS, OPORTUNIDADE DE MERCADO PARA POUCOS
Fernando Martins Parreira e SousaESTE ANO NÃO VAMOS BRINCAR DE ÍNDIO
Ronilda Rodrigues da Silva OliveiraO MALABARISMO PARA ENSINAR EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA – BA
Murilo Marques ScaldaferriOS RUMOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA MINEIRA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS
Lílian Fernanda de Melo Bezerra Gonçalves
Leandro Ferraz Pereira
Jakes Paulo Félix dos SantosREFORÇAR VÍNCULOS ENTRE OS SUJEITOS E FORTALECER A AUTONOMIA DA ESCOLA PARA ENFRENTAR A PANDEMIA
Iracema Santos do NascimentoLIÇÕES DA PANDEMIA
Inae Batistoni
Meire R Lima
Sandra Bouças
Sonia KruppaOS DIREITOS DE IGUALDADE ATRAVÉS DA DIMENSÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ATITUDES DEMOCRÁTICAS NO ENSINO A DISTÂNCIA
Andreia Alves PereiraENSINAR NA PANDEMIA: DILEMAS ATUAIS DA DOCÊNCIA
Lucas de Vasconcelos Soares
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
Dinair Leal da HoraLIVES: CONSUMA COM MODERAÇÃO
Bruna Ribeiro