Notícias





CERIMÔNIA DE POSSE DA PROFA. DRA. MARCIA ÂNGELA DA SILVA AGUIAR COMO PRESIDENTA DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO-FUNDAJ - PERNAMBUCO












O ministro da Educação, Camilo Santana e a governadora Raquel Lyra participaram da posse de Marcia Angela Aguiar, nova presidente da Fundaj - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco.

Clique aqui para ler a matéria




Em cerimônia presidida pelo Exmo. Sr. Ministro da Educação Camilo Santana, a Profa. Dra. Marcia Angela da Silva Aguiar tomou posse como Presidenta da Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj, na sexta-feira, do dia 03 de março de 2023, às 10h30, no Cinema da Fundação, bairro de Casa Forte, em Recife-PE. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo YouTube da Fundaj.

A professora Marcia Angela é graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia (campus Recife) e coordena o Observatório de Política e Gestão da Educação (OBSERVA).

Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação de profissionais da educação, educação, gestão da educação e educação superior. Foi presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE (2011-2015).

Após assinatura da posse, em defesa da democracia, a profa. Marcia Angela Aguiar citou Paulo Freire: “Em um país como o Brasil, ‘manter a esperança viva é em si um ato revolucionário’ e todos nós que estamos nesta sala mantivemos a esperança de mudar esse país e restaurar o Estado democrático de direito”, declarou.

 

Vídeo da posse da professora Marcia Angela Aguiar, presidenta da FUNDAJ

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) é uma fundação pública com regime de direito privado vinculada ao Ministério da Educação do Brasil. Sediada no Recife em Pernambuco, foi fundada em 1949 com o propósito de preservar o legado histórico-cultural de Joaquim Nabuco, com ênfase nas regiões Norte e Nordeste.

Idealizada pelo sociólogo Gilberto Freyre em 1947, a fundação foi criada como Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, em homenagem ao político abolicionista que em 1949 se comemorava o centenário de seu nascimento. Sua sede fica na Av. 17 de Agosto, no bairro de Casa Forte nº 2.187 em Recife, Pernambuco.

A fundação mantém os seguintes espaços culturais em Recife: Museu do Homem do Nordeste, Cineteatro José Carlos Cavalcanti Borges, Galeria Baobá, Galeria Vicente do Rego Monteiro, Galeria Massangana, Galeria Waldemar Valente, Memorial Joaquim Nabuco, Sala Mauro Mota de exposição permanente, Biblioteca Central Blanche Knopf e a Biblioteca Nilo Pereira e o Centro Cultural Engenho Massangana no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.

A Fundaj é composta por três diretorias, a saber: Diretoria de Pesquisas Sociais; Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte; e Diretoria de Formação Profissional e Inovação.

Para conhecer melhor a FUNDAJ faça uma viagem pelo que ela oferece:






Você também pode acessar a FUNDAJ pelo antigo portal clicando aqui.

O ministro da Educação, Camilo Santana, a Professora Marcia Angela Aguiar e a Senadora Tereza Leitão na ocasião da posse da presidenta da Fundaj

 



Professora Marcia Angela Aguiar finalizando seu discurso de posse como presidenta da FUNDAJ. Na mesa da esquerda para direita, vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), deputado Aglailson Victor, o senador Humberto Costa, a vice-governadora Priscila Krause, o ministro de educação, Camilo Santana, a governadora de Pernambuco Raquel Lyra, a senadora Tereza Leitão e o Reitor da UFPE, Professor Alfredo Gomes.



top