Textos

         

Os textos presentes neste dossiê colocam em relevo o debate sobre a democracia e as distintas experiências de gestão democrática no interior das escolas e sistemas. Alguns elementos de Gestão Democrática são o enfoque de dois desses textos que tomam como referência a rede municipal de Campo Grande-MT e abordam a participação social na eleição de diretores de escola e o papel do coordenador pedagógico no processo de gestão democrática, e outro texto aborda a percepção de democracia de diretores escolares eleitos em uma região da rede estadual do Rio Grande do Norte. Outros textos também se ocupam de assuntos de muita importância para a reflexão da gestão democrática nas escolas, tais como: o papel educativo da participação na escolha de representantes do Grêmio Estudantil, o uso político dos resultados das avaliações externas, a autonomia da escola, a participação e a cidadania, entre outros temas. A teorização e a reflexão sobre os diversos modos de expressão da gestão democrática permeiam todos os escritos e fomentam a continuidade da luta por uma escola cada vez mais inclusiva e emancipatória. Desejamos a todos/as uma boa leitura!


Educação para a Democracia!




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