Textos
Os textos presentes neste dossiê colocam em relevo o debate sobre a democracia e as distintas experiências de gestão democrática no interior das escolas e sistemas. Alguns elementos de Gestão Democrática são o enfoque de dois desses textos que tomam como referência a rede municipal de Campo Grande-MT e abordam a participação social na eleição de diretores de escola e o papel do coordenador pedagógico no processo de gestão democrática, e outro texto aborda a percepção de democracia de diretores escolares eleitos em uma região da rede estadual do Rio Grande do Norte. Outros textos também se ocupam de assuntos de muita importância para a reflexão da gestão democrática nas escolas, tais como: o papel educativo da participação na escolha de representantes do Grêmio Estudantil, o uso político dos resultados das avaliações externas, a autonomia da escola, a participação e a cidadania, entre outros temas. A teorização e a reflexão sobre os diversos modos de expressão da gestão democrática permeiam todos os escritos e fomentam a continuidade da luta por uma escola cada vez mais inclusiva e emancipatória. Desejamos a todos/as uma boa leitura!
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GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE – MS: ELEIÇÃO DE DIRETORES E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Solange Jarcem Fernandes
Mariana Sayd Bellé
Andréa Braga Sodré Rocha - O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE/MS
Aureotilde Monteiro
Fabiana Gheysa do Nascimento Sanches
Viviane Gregório Barbosa de Campos - PROCESSO ELEITORAL DO GRÊMIO ESTUDANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO POLÍTICA
Andressa Cristina Dadério de Melo
Silvio Henrique Fiscarelli
Gabriely Stefany de Melo -
A PERCEPÇÃO DE DEMOCRACIA DE DIRETORES ESCOLARES ELEITOS NA CIRCUNSCRIÇÃO DA 12ª DIREC-RN
Allan Solano Souza
Mie Nakaiama Dantas da Silva -
(ALGUMAS) IMPLICAÇÕES DO USO POLÍTICO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA
Deise Lopes de Souza -
AUTONOMIA PEDAGÓGICA DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA: A REGULAÇÃO COMO NORMA, A HETERONOMIA COMO RESULTADO
Marcos Pedro Rezende -
DA VIVÊNCIA DA IMAGEM AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “IMAGEM CIDADÔ (ESTAMOS SOLICITANDO ACERTOS NO TEXTO)
Camilo Lourenço Soares
Angélica de Oliveira Moraes -
REFLEXÕES SOBRE UMA NOVA PERSPECTIVA DE DOCÊNCIA: DISCUSSÕES PARA A COMPREENSÃO DAS CONCEPÇÕES E FUNÇÕES ATRIBUÍDAS AO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Marina Mendes da Costa -
REVISITANDO A LEGISLAÇÃO E OS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
Marilya Mariany Carnaval