Textos


Os textos presentes neste dossiê colocam em relevo distintas experiências e aprendizagens em relação à inclusão e à diversidade nas escolas e redes de ensino brasileiras, evidenciando a necessidade de formação de professores para o desenvolvimento de práticas voltadas às temáticas das relações étnico-raciais, gênero e inclusão, observando os diferentes campos do conhecimento e as diversas etapas e modalidades do ensino.Ao mesmo tempo, buscam refletir sobre os desafios e as lutas na reivindicação de um currículo inclusivo e diverso e chamam a atenção para a ação docente numa perspectiva da formação humana de sujeitos ativos, criativos e críticos. Oriundos de distintos estados e municípios da federação, os textos enfocam múltiplas realidades e dão visibilidade a importantes temáticas: inclusão e diversidade de gênero, relações étnico-raciais, o trabalho e o papel dos profissionais da educação sobre a educação antirracista; pertencimento e valorização da diversidade; formação de professores e educação inclusiva. Com isso, fomentamo debate e o diálogo sobre a diversidade e a inclusão, fazendo importantes conexões entre as políticas, teorizações e práticas docentes que se substantivam no cotidiano escolar. Desejamos a todos/as uma boa leitura!.



PERTENCIMENTO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADES












FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO












EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS DIFERENTES ESTADOS BRASILEIROS










REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO E DIVERSIDADE











top
g-sooper.js">