Textos
O tema da valorização do magistério suscita muitas discussões, estudos e reflexões, porque, entre outros motivos, tem sido objeto de várias políticas atuais materializadas em um cenário avesso a discussões e lutas históricas dos movimentos em defesa da valorização dos profissionais da educação. As ricas reflexões de diferentes profissionais da Educação Básica, especialistas, pesquisadores/as possibilitam aos leitores e leitoras compreender esse debate no cenário atual da política educacional. No conjunto dos textos se evidencia expectativas de implementação do Piso salarial, melhoria das condições de trabalho, planos de carreira, remuneração, formação continuada. Desafios também quanto à relação público e privado, privatização e gestão escolar, propiciando ao leitor compreender as dinâmicas empreendidas pelo mercado em indicar valorização na contradição dos elementos indissociáveis e integrados da valorização dos profissionais da educação, como remuneração, carreira, jornada de trabalho, condições de trabalho, formação inicial e continuada. Todos os temas tratados são instigantes e a Revista Educação Básica em Foco reservou este espaço especial.
Boa leitura!
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O PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO XINGU NO PARÁ
Keila Simone dos Anjos
Dalva Valente Guimarães Gutierres -
A (NÃO) IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.738/2008 EM MUNICÍPIOS DO ALTO OESTE POTIGUAR, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE/RN
Edkele Rayane Aires da Silva
Ciclene Alves da Silva -
A REMUNERAÇÃO DOS PROFESSORES DE MARABÁ/PA NO CONTEXTO DO PSPN
Soraya de Nazaré Camargo Vargas
Joyce Cordeiro Rebelo
Dalva Valente Guimarães Gutierres -
O PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL - PSPN E A VALORIZAÇÃO DOCENTE NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CÁCERES (MT)
Robert Kennedy dos Santos Melo
Marilda de Oliveira Costa -
A INTENCIONALIDADE NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ACRE E A REALIDADE DOS PROFESSORES TEMPORÁRIOS
Isaac Pimentel Fernandes Sobrinho -
A VALORIZAÇÃO DOCENTE E O CUMPRIMENTO DA HORA-ATIVIDADE NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DA MICRORREGIÃO DE IRATI-PR
Loriane Tribek Brandalize
Gisele Masson -
JORNADA DE TRABALHO DE PROFESSORES EM ABAETETUBA, CAMETÁ E IGARAPÉ-MIRI EM TEMPOS DE PSPN: HÁ TEMPO PARA PLANEJAR AULAS?
Dalva Valente Guimarães Gutierres
Rosangela Andrade do Nascimento
Bruna Letícia Matos Lima
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ESTADO EMPRESARIAL E O AVANÇO DA NOVA GESTÃO PÚBLICA NO SISTEMA DE ENSINO ESTADUAL: CONTRATAÇÃO DE CUIDADORES EDUCACIONAIS NO SISTEMA DE ENSINO DE MATO GROSSO (MT)
Rosemeyre Pinheiro de Oliveira
Adriana Marangueli da Silva
Ualter dos Santos Rojas PRIVATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O SEQUESTRO DA DEMOCRACIA E A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL EM REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DE MATO GROSSO
Ualter dos Santos Rojas
Adriana Marangueli da Silva
Rosemeyre Pinheiro de Oliveira-
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA NEOLIBERAL
Lara Cristina Evaristo Rodrigues
O REGISTRO PEDAGÓGICO E O NARRAR DA HISTÓRIA DOCENTE
Warlen Fernandes Soares
Katheryne Calapriste Vicentin
Fabiana de Souza Senci-
NARRATIVAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: O COTIDIANO ESCOLAR COMO ESPAÇO DE CONTÍNUA FORMAÇÃO
Edna Gama do Nascimento