Textos


Os textos apresentam um conjunto de reflexões e experiências em relação à Gestão Democrática da Educação Básica evidenciando os desafios à implementação desse princípio constitucional no contexto escolar. O tema Gestão Democrática suscita muitas discussões, estudos e reflexões, porque, entre outros motivos, pressupõe a questão da participação da sociedade nos rumos da educação, o que requer tempo, espaço, vontade política e formação de sujeitos à prática política. As ricas reflexões de diferentes profissionais da Educação Básica, especialistas, pesquisadores/as, com suas realidades plurais, possibilitam aos leitores e leitoras conhecer a realidade das distintas regiões do país, ao mesmo tempo que disseminam as vozes dos sujeitos da educação. No conjunto dos textos se evidencia expectativas de implementação do Plano Nacional de Educação, especialmente em relação à gestão democrática. Desafios ao contexto escolar para efetivação da gestão democrática também são reflexões levantadas pelos/as autores/as, como a importância e função do conselho escolar, práticas de participação no interior da escola, eleição de diretores/as, formação continuada para os sujeitos que compõem a escola, desafios das redes públicas municipais e estaduais para implementação de mecanismos de gestão democrática. Todos os tópicos tratados são instigantes, para o que a Revista Educação Básica em Foco reservou este espaço especial. Boa leitura!



PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA













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