Textos
Os textos apresentam um conjunto de reflexões e experiências em relação à Gestão Democrática da Educação Básica evidenciando os desafios à implementação desse princípio constitucional no contexto escolar. O tema Gestão Democrática suscita muitas discussões, estudos e reflexões, porque, entre outros motivos, pressupõe a questão da participação da sociedade nos rumos da educação, o que requer tempo, espaço, vontade política e formação de sujeitos à prática política. As ricas reflexões de diferentes profissionais da Educação Básica, especialistas, pesquisadores/as, com suas realidades plurais, possibilitam aos leitores e leitoras conhecer a realidade das distintas regiões do país, ao mesmo tempo que disseminam as vozes dos sujeitos da educação. No conjunto dos textos se evidencia expectativas de implementação do Plano Nacional de Educação, especialmente em relação à gestão democrática. Desafios ao contexto escolar para efetivação da gestão democrática também são reflexões levantadas pelos/as autores/as, como a importância e função do conselho escolar, práticas de participação no interior da escola, eleição de diretores/as, formação continuada para os sujeitos que compõem a escola, desafios das redes públicas municipais e estaduais para implementação de mecanismos de gestão democrática. Todos os tópicos tratados são instigantes, para o que a Revista Educação Básica em Foco reservou este espaço especial. Boa leitura!
-
AVALIAÇÃO DA META DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS TOCANTINENSES
Meire Lúcia Andrade da Silva
Lúcia Maria de Assis -
A ESTRATÉGIA 19.1 DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TAUBATÉ E OS LIMITES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Eduardo Castilho
Angela Maria Martins -
FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS ESCOLARES: ARTICULAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO – MOSSORÓ-RN
Antonia Rilzonete de Castro Batista
Arilene Maria Soares de Medeiros -
CONSELHO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE - MS
Carmen Lígia Caldas Haiduck
Viviane Gregório Barbosa de Campos
Aureotilde Monteiro -
AS CONTRIBUIÇÕES DOS CONSELHOS ESCOLARES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO NAS REDES MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO E SÃO JOÃO DE MERITI NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Alessandra Fontes Iglesias
Márcia Lucas de Oliveira -
CONSELHO ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Marcela Santos de Jesus -
OS CONSELHOS ESCOLARES E O PAPEL DO DIRETOR NA VIABILIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DA GESTÃO DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Fernanda Motta de Paula Resende
Julio Cesar Torres
Pamela Linero Viviani -
O CONSELHO ESCOLAR E SUA FUNÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS DO GAFCE-RJ EM TEMPOS DE PANDEMIA
Alba Valéria Baensi -
A EQUIPE GESTORA DA ESCOLA INDÍGENA E AS “NORMAS DO ESTADO”
Marcineia V. de Almeida Santos Tupinambá -
FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
Raquel Marcilia da Silva
Ana Sheila Fernandes Costa
Larissa Kenneth Martins Freire -
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DIRETORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
Amanda da Silva Barata
Thalia Barbosa Mendonça
Thiago Sousa da Silva -
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR: O DIRETOR COMO MEDIADOR REPRESENTATIVO NA ESCOLA
Thiago Sousa da Silva
Amanda da Silva Barata
Thalia Barbosa Mendonça -
ELEIÇÃO PARA DIRETOR(A) EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO: UMA REALIDADE (IM)POSSIVEL?
Washington Luis de Andrade Cardoso Junior
Gabriel Swahili Sales de Almeida -
POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA: FORMAS DE PROVIMENTO AO CARGO DE DIRETOR/A ESCOLAR EM SÃO LUÍS (MA)
Natália Pereira Lima Viana
Nathaly Lima Sales INTERDISCIPLINARIDADE, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E GESTÃO EDUCACIONAL
Maria Lucia MorroneDESAFIOS PARA A CONCRETIZAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM-PA
Thalia Barbosa Mendonça
Amanda da Silva Barata
Thiago Sousa da SilvaO PAPEL DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA NO CONTEXTO DA UNIDADE DE ENSINO
Luciana Roseno de FrançaPROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO
Andressa Cristina Dadério de Melo
Silvio Henrique FiscarellGESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: FATORES RESTRITIVOS
Miguel Henrique RussoA ANPAE E A DEFESA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Rosenery Pimentel do Nascimento
Lilian Marques Freguete
Lorrainy FerrariA GESTÃO DEMOCRÁTICA E O USO DOS DADOS EDUCACIONAIS: ALGUMAS REFLEXÕES
Carla da Conceição de LimaPOSSIBILIDADES DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA A PARTIR DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA EM CAMPINAS/SP
Liliane Ribeiro de Mello
Marcela Fernanda EstevesCARACTERIZANDO O DESMONTE DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA: UM OLHAR SOBRE ESCOLAS MATO-GROSSENSES
Adriana Rodrigues dos Santos BritoGESTÃO DEMOCRÁTICA: VERSO E REVERSO
Maria Eugênia Castanho1
Warlen Fernandes SoaresO CENÁRIO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA: GESTÃO DEMOCRÁTICA NO BRASIL E PORTUGAL
Mariana Aparecida de Almeida Laurentino
Carlos da Fonseca BrandãoGESTÃO DEMOCRÁTICA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: QUESTÕES DESAFIADORAS ENTRE OS ATORES SOCIAIS FAMÍLIA E COMUNIDADE ESCOLAR
Silvana AndradeIMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA PRÁTICA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA INSTITUIÇÃO PAULISTANA
Gislayne Carla Ferro
Isaneide Domingues
Valéria Cordeiro Fernandes BelletatiGESTÃO ESCOLAR E SUA ATUAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR
Joyce Araujo Reinol
Ana Paula Oliveira Rescia-
A COMUNICAÇÃO CONECTA O MUNDO? A ESCOLA ANTÔNIO VIEIRA TAMBÉM CONECTA AO MUNDO!
Jéssica Santos do Nascimento